ROMA, 02 ABR (ANSA) – O governador da região de Kemerovo, na Sibéria, Aman Tuleyev, apresentou sua renúncia ao cargo neste domingo (1º). A decisão ocorre uma semana após o incêndio em um shopping que matou mais de 60 pessoas na cidade homônima.   

“Era a única decisão justa a ser tomada”, declarou Tuleyev. O agora ex-governador, de 73 anos, comandava a região desde 1997.   

O Kremlin informou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, aceitou a renúncia. As novas eleições para governador devem ocorrer em setembro.   

Em 25 de março, 64 pessoas morreram, incluindo 41 crianças, após um incêndio no shopping center Winter Cherry, na cidade de Kemerovo. A tragédia motivou diversos protestos contra as autoridades e pedidos por “verdade” e “justiça”.   

O próprio presidente disse que o incêndio fora causado por “uma negligência criminosa”. Segundo as testemunhas e autoridades locais, a tragédia aconteceu principalmente porque as saídas de emergência estavam trancadas, e os alarmes de incêndio não foram ouvidos. (ANSA)