VENEZA, 24 MAI (ANSA) – O governador do Vêneto, Luca Zaia, garantiu neste domingo (24) a realização da 77ª Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza na data programada, entre os dias 2 e 12 de setembro.   

Integrante do conselho de administração da Bienal de Veneza enquanto governador do Vêneto, Zaia admitiu, por outro lado, que o festival pode ter um tamanho menor que o habitual por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavírus na indústria cinematográfica.   

“Os especialistas dizem que setembro é a janela para fazer eleições, então podemos fazer a mostra. Falei com o presidente [da Bienal] Roberto Cicutto, e provavelmente não teremos tantas produções como estamos habituados a ver, porque as filmagens e pré-estreias foram paralisadas”, declarou.   

Junto com Berlim, realizado entre 20 de fevereiro e 1º de março, e Cannes, cancelado em função da crise sanitária, Veneza forma a tríade dos principais festivais de cinema da Europa e acontece anualmente na capital do Vêneto, premiando o melhor filme com o Leão de Ouro. (ANSA)