O presidente Jair Bolsonaro gerou polêmica ao fazer uma piada homofóbica durante sua passagem pelo Maranhão. O mandatário parou para cumprimentar apoiadores, que ofereceram para o presidente um copo de Guaraná Jesus. “Agora virei boiola igual maranhense, é isso?”, disse ao beber o refrigerante.

“É cor-de-rosa do Maranhão aí, ó. Quem toma esse guaraná aqui vira maranhense hein”, acrescentou. Bolsonaro ainda insistiu na piada preconceituosa. Indicando a cor da bebida, ele questionou a multidão: “Que boiolagem é isso aqui?”.

Pelo Twitter, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse que o presidente demonstrou falta de educação e decoro ao fazer uma piada sem graça, que utilizou dinheiro público para fazer propaganda política, e que ele seria processado.

Deputados e senadores também criticaram a fala de Bolsonaro:

Na noite de quinta-feira (29), durante a tradicional live nas redes sociais, Bolsonaro pediu desculpas pela piada. “Pessoal, fiz uma brincadeira. Se alguém se ofendeu, me desculpa aí, tá certo. O Guaraná Jesus, devido à cor dele, cor-de-rosa”, disse o presidente.