ROMA, 17 JUL (ANSA) – O governador da região do Vêneto, Luca Zaia, afirmou nesta quarta-feira (14), em entrevista à ANSA, que as Olimpíadas de Inverno de 2026, em Milão e Cortina d’Ampezzo, serão os Jogos da “era digital”.   

De acordo com Zaia, os preparativos da competição “estão indo bem” e acrescentou que o pensamento para organizar o evento deve ser “de maneira industrial”.   

“O trabalho está muito bem montado, primeiro vamos fazer a governança de uma chave jurídica, que terá no conselho as instituições fundadoras, mas depois veremos a parte operacional, devemos pensar de maneira industrial”, explicou Zaia.   

O político afirmou que uma “reunião importante” sobre os Jogos será realizada até o final de julho. Zaia também declarou que a questão administrativa da competição deverá ser concluída para a parte operacional começar “imediatamente”.   

O político também relembrou que um “velho fazendeiro” ainda possui a tocha dos Jogos de Inverno de 1956, quando a cidade de Cortina d’Ampezzo recebeu a competição. Segundo Zaia, o “sentimento e o vínculo” dos italianos com as Olimpíadas “ainda é muito forte”.   

Já sobre o encerramento da competição, Zaia destacou a importância do evento ser realizado na Arena de Verona, o anfiteatro romano mais bem preservado da Itália.   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Verona eu queria muito, porque no dossiê é de forte impacto icônico, é a marca de Romeu e Julieta. É um monumento [Arena de Verona] que 24 mil pessoas terão a oportunidade de conseguir ter uma visão que nunca viram antes”, declarou o governador.   

Por fim, Zaia comentou sobre a candidatura do Vêneto, ao lado da Lombardia e da Emília-Romana, para ter mais autonomia ao governo central do país. De acordo com o governador, “são necessários dois para assinar um contrato e, se você escolher o que eu devo assinar, não assinarei”.(ANSA)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias