Geralmente, os mascotes dos grandes eventos como Copas do Mundo e Olimpíadas possuem forte ligação cultural com o país sede do evento. Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 não serão diferentes, a organização da próxima Olimpíada divulgou, na última terça-feira (15), quais serão os mascotes da edição francesa da maior competição esportiva do mundo.
Com objetivo de não seguir a linha usual e utilizar algum animal que habita ou possui ligação com o país, os franceses optaram por representar em forma de personagem outro símbolo nacional: “barretes frígios”, gorros vermelhos usados pela população durante a Revolução Francesa, em 1789.

Batizados de “Les Phryges”, os mascotes possuem as formas de gorros, que também chão chamados na França de “chapéus da liberdade”, como símbolo do regime republicano, o qual substituiu a monarquia no país europeu após a Revolução Francesa.

Apesar de ser considerado um símbolo da liberdade, o barrete frígio também foi usado em várias bandeiras como representação de um governo republicano. Mas antes disso, o uso do assessório era comum na Ásia, mais especificamente na Frígia, o que influenciou em seu nome, região onde hoje é parte do território da Turquia. No Brasil, a figura do barrete aparece, por exemplo, nas bandeiras do estado de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Bahia e Paraíba.
Para os franceses, talvez a representação desse símbolo familiar esteja na figura feminina, Marianne, que utiliza o gorro no quadro ‘A liberdade guiando o povo’, de Eugène Delacroix (1789-1863), o qual virou símbolo da luta pela liberdade, mas que é uma pintura representativa da Revolução de 1830, acontecimento histórico francês que ocorreu 41 anos depois da Revolução Francesa.
Além disso, o barrete frígio esteve presente em registros da construção da catedral de Notre-Dame de Paris em 1163, durante a construção da Torre Eiffel e durante os últimos Jogos de Paris, em 1924.
Presente na nota de Real
Um olhar mais atento para as cédulas de Real vai mostrar que o barrete frígio também está por lá. Quando a atual moeda corrente brasileira foi lançada, em 1994, a escolha da efígie da personagem republicana foi usada pelo Banco Central para estampar as notas. Logo acima da coroa de louros, ainda que pouco visível, está o gorro simbólico do governo republicano. Antes mesmo do Real, a figura do barrete frígio também estampou algumas moedas brasileiras.
Escolha do mascote
Durante o anúncio do mascote, a organização de Paris 2024 explicou que a escolha do barrete frígio foi baseada em todo conceito que o assessório representa para os francesa.
“O barrete frígio incorpora a capacidade que temos de, quando juntos, decidir coletivamente nos levantar para lutar pelo melhor”, disse Julie Matikhine, diretora de marca do comitê organizador de Paris.

Chamados de Phryge Olímpica e a Phryge Paralímpica, os mascotes serão a figura ilustrativa e comercial para a promoção dos jogos .As Olimpíadas de Paris serão realizadas de 26 de julho a 11 de agosto de 2024, e os Jogos Paralímpicos de 28 de agosto a 8 de setembro.