O último presidente soviético, Mikhail Gorbachev, publicará um novo livro apresentado como seu testamento político, no qual expõe sua visão do século XXI, informou uma editoria francesa nesta quinta-feira.

O lançamento mundial da obra “O futuro do mundo global” (tradução do título em francês) ocorrerá em 23 de setembro na Alemanha e em 2 de outubro na França, e por enquanto não foi divulgada uma data para outras versões.

“A política mundial segue uma vertente extremamente perigosa … As atividades militares atuais têm as características de uma verdadeira guerra”, alerta o ex-líder, 88 anos, de acordo com trechos do livro revelado por sua editora francesa, Flammarion.

O Prêmio Nobel da Paz acredita que “garantir a paz é a condição essencial para lidar com problemas globais, como crise ambiental, terrorismo internacional, migração e todos os outros desafios nos quais Estados e organizações necessariamente se concentram. internacional”.

A publicação do livro coincide com o 30º aniversário, em 9 de novembro, a queda do Muro de Berlim, quando Gorbachev liderava a URSS.