11/06/2024 - 12:05
O Brasil será o primeiro país a usar os recursos do Google contra fraudes em smartphones com sistema Android. O anúncio foi feito durante o evento Google For Brasil, que ocorreu na manhã desta terça-feira (11) em São Paulo.
Os recursos foram criados para tentar diminuir a dor de cabeça de quem tem seu celular furtado ou roubado, crime cada vez mais comum principalmente nas grandes regiões metropolitanas do Brasil. São três recursos que poderão ser ativados pelos usuários a partir de julho. Os recursos serão liberados gradualmente para quem tem um aparelho com Android 10 ou superior. O Google criou um site (goo.gle/android-seguro) para quem quiser ser notificado sobre a ativação das novidades. Os três recursos são:
1 – Bloqueio por detecção de roubo
Este recurso usa inteligência artificial para detectar se o celular foi roubado ou furtado. Caso um movimento brusco seja detectado e o sistema perceba que o celular está se movendo em velocidade fora do padrão, a tela do dispositivo é bloqueada rapidamente. Isso ajuda a evitar que ladrões que roubam o dispositivo com a tela ainda desbloqueada acessem o conteúdo do aparelho.
2 – Acesso mais fácil ao recurso Encontre meu dispositivo
O Encontre meu Dispositivo já permite que o bloqueio e limpeza de dados. Mas muitas pessoas não se lembram da senha do Google para acessar o serviço. Agora, por meio de uma página dedicada ao novo recurso “Bloqueio remoto” (android.com/lock), o Android vai permitir que o usuário faça o bloqueio da tela do dispositivo inserindo apenas o número do telefone e concluindo um rápido desafio de segurança por meio de qualquer dispositivo.
3 – Bloqueio de dispositivo offline
É comum que celulares roubados sejam desconectados da internet para não serem localizados ou bloqueados. Este novo recurso vai bloquear automaticamente a tela do celular Android caso o aparelho fique um longo tempo sem acesso à internet.
Melhoria no Google Play Protect
O Google anunciou também uma atualização do Google Play Protect, serviço que varre o aparelho em busca de brechas de segurança. A nova versão do Play Protect vai impedir a instalação de aplicativos que sejam baixados por meio de navegadores e apps de mensagens ou incluam permissões de acesso consideradas “sensíveis” e comumente exploradas por criminosos.
Inteligência artificial no Gmail
Durante o evento, o Google anunciou também que oferecerá no Brasil os recursos de IA da plataforma Gemini nos apps do Google Docs e Gmail. O recurso “Ajude-me a escrever” aciona o Gemini para auxiliar na redação de e-mails e textos dentro das ferramentas. A novidade estará disponível para assinantes do Google One AI Premium e para empresas que assinam o serviço Google Workspace.