O Google, da Alphabet, pagou US$ 26,3 bilhões a outras empresas em 2021 para garantir que seu mecanismo de busca fosse o padrão em navegadores da web e telefones celulares, testemunhou um alto executivo da empresa durante o julgamento antitruste do Departamento de Justiça, informou a Bloomberg News na sexta – feira.

O valor dos pagamentos que o Google fez pelo status padrão mais que triplicou desde 2014, de acordo com o executivo sênior Prabhakar Raghavan, responsável por pesquisas e publicidade, acrescentou o relatório.

A receita do Google com publicidade em buscas foi de US$ 146,4 bilhões em 2021, enquanto os pagamentos pela configuração padrão foram seu maior custo, disse Raghavan no relatório da Bloomberg.

A empresa argumentou que os acordos de divisão de receitas são legais e que investiu para manter competitivos seus negócios de busca e publicidade.

Argumentou também que se as pessoas estiverem insatisfeitas com os padrões, elas podem, e o fazem, mudar para outro provedor de pesquisa.

O Google se opôs à divulgação dos números, dizendo que eles prejudicariam a capacidade da empresa de negociar contratos no futuro.

O juiz Amit Mehta, que supervisiona o caso, decidiu que os números deveriam ser divulgados, acrescentou o relatório.