Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Google mantém plano de investir fortuna em IA e nuvem

Google mantém plano de investir fortuna em IA e nuvem

Com os investimentos bilionários em infraestrutura ainda em andamento, o Google vive um problema que muitas empresas gostariam de ter: não consegue atender a demanda por seus serviços de cloud e IA.

“Estamos em um cenário apertado de demanda/oferta e, como as receitas estão relacionadas à implementação de maior capacidade, pode haver variação na receita da divisão de nuvem nos próximos meses”, disse em reunião com investidores a CFO da empresa, Anat Ashkenazi. Em outra palavras, a receita da divisão de cloud no momento é limitada pela capacidade de fornecer serviços de infraestrutura.

Ashkenazi afirmou ainda que a empresa vai manter o plano de investir US$ 75 bilhões neste ano em datacenters e outros componentes de sua infra de tecnologia. Apenas no primeiro trimestre deste ano US$17,2 bilhões já foram gastos. Atualmente o Google tem 135 datacenters em todo o mundo, além de centenas de instalações em modo colocation com outras empresas.

Assim como seus principais rivais, AWS e Microsoft, o Google vem investindo fortunas para atender a uma demanda esperada por serviços de IA, que exigem servidores mais poderosos do que os usados em aplicações convencionais.