O Google liberou as informações sobre as pessoas e temas mais buscados no país e no mundo em 2022. Por aqui, Lula, Klara Castanho e Rodrigo Mussi foram as personalidades mais buscadas. Roberto Jefferson e Jair Bolsonaro ocupam o 4º e o 5º lugar do ranking, respectivamente. Os dados são compilados na plataforma Google Trends.

Lula e Jair Bolsonaro figuram na lista em razão das eleições presidenciais de 2022, em que o petista saiu vitorioso. Ainda dentro da política, Roberto Jefferson virou notícia ao receber com tiros de fuzil os policiais que foram cumprir uma ordem de prisão contra ele. Nesta quarta-feira (07), o ex-deputado foi denunciado pelo MPF por tentativa de homicídio.

Infelizmente, Klara não entrou no ranking em razão de seu trabalho como atriz. Em junho, o jornalista Léo Dias divulgou indevidamente uma gravidez da atriz. Castanho precisou vir a público revelar que a gestação foi fruto de estupro e que a criança foi entregue para adoção.

Na época, Antonia Fontenelle chegou a acusar a artista de “abandono de incapaz”. Contudo, de forma geral, o público acolheu a atriz. Outras famosas se solidarizaram e até revelaram que passaram pela mesma violência, como Aline Campos.

A participação de Rodrigo Mussi no BBB22 não foi a razão de seu nome estar entre os mais buscados no Google em 2022. O segundo eliminado do reality sofreu um grave acidente de carro no fim de março e passou dois meses internado.

Outra razão que pode explicar o nome de Mussi no ranking é a exposição da vida pessoal pelo qual a família passou depois do acidente. Diogo Mussi revelou que ele e o irmão cortaram relações porque Rodrigo teria “dificuldade de confiar e de se relacionar”.

O histórico problemático com a mãe também se tornou público. Em entrevista ao Fantástico, ele disse que nasceu em um “lar difícil”, com muitas brigas entre os pais e que foi abusado pela babá por três anos. Em entrevista ao Domingo Espetacular, Mara Lúcia afirmou que pediu R$ 50 mil ao filho recém-eliminado do BBB para quitar um empréstimo, o que Rodrigo negou. Diogo também se pronunciou após a entrevista e contou que sofreu “lavagem cerebral” da mãe e que as experiências sexuais dela foram presenciadas por ele, o que foi traumático.

Em nível global, Johnny Depp, Will Smith e Amber Heard ocuparam as primeiras colocações do ranking. Depp e Heard estiveram sob os holofotes em razão de um processo de divórcio que envolveu denúncias de difamação e violência doméstica. Já Will Smith esteve nos centros das atenções ao agredir Chris Rock (5º colocado) na cerimônia do Oscar deste ano.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, que declarou guerra à Ucrânia, comandada por Volodymyr Zelenksy, em fevereiro, é o 4º colocado entre as pessoas mais buscadas no Google em 2022. Não por acaso, “Ucrânia” foi o terceiro termo mais buscado no ranking geral e o primeiro dentro de notícias.