O Doodle de hoje celebra o 71º aniversário do ator, drag queen, comediante e dançarino brasileiro Jorge Lafond. Jorge Luiz Souza Lima nasceu no Rio de Janeiro neste dia em 1952.

De biquíni, Rafa Kalimann mostra banho de ducha e rotina na natureza

+ Ao lado de Leonardo, Poliana Rocha mostra nova mansão em Goiânia

Jorge percebeu que era gay muito jovem e tentou esconder isso na adolescência.

O que ele nunca disfarçou foi seu amor pela dança. Estudou Balé Clássico e Dança Africana, e posteriormente graduou-se em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Começou dançando em boates e cabarés, depois excursionou pelos Estados Unidos e vários países da Europa com um grupo de folk do qual fez parte por 10 anos.

Em 1974, conseguiu um de seus primeiros empregos na TV e tornou-se dançarino do programa Fantástico , da Rede Globo .

+ O terror mais assustador de todos os tempos da Netflix, espectadores não conseguem assistir até o fim sem passar mal

Google homenageia o 71º aniversário de Jorge Lafond
Reprodução

Após o intervalo na televisão, passou a aparecer em vários programas, incluindo Viva o Gordo, a novela Sassaricando e a novela Kananga do Japão .

+ Tadeu Schmidt toma atitude inesperada após desafio de Fred

Com sua crescente popularidade em programas de televisão, logo foi escalado para vários filmes e recebeu elogios por seus papéis em Rio Babilônia, Sonhei com Você e Bar Esperança .

Lafond começou a praticar abertamente sua arte drag em 1992 no programa do SBT A Praça é Nossa como a personagem Vera Verão.

Google homenageia o 71º aniversário de Jorge Lafond
Reprodução

A bem-humorada Vera colocou Jorge no centro das atenções, mas às vezes ele não era convidado a aparecer com toda a sua autenticidade. Muitos espaços não receberam Jorge como um homem abertamente gay que usava roupas não tradicionais.

No entanto, Lafond foi um pioneiro que introduziu uma nova representação de identidade na cultura que ajudou a quebrar as formas de pensar tradicionais e homofóbicas. Ele foi e continua sendo um modelo para outros gays na América do Sul e ao redor do mundo. Ele mostrou suas habilidades de dança, moda e comédia e nunca se desculpou por estar fora das expectativas de ninguém sobre o que um artista deveria ser.

Hipertenso e já com problemas cardíacos, Lafond, aos 50 anos, em 28 de dezembro de 2002, foi vítima de parada cardiorrespiratória e acabou internado no Hospital Sepaco, na Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo.

Sofreu complicações renais e chegou a fazer diálise. Seu fim deu-se com um infarto fulminante posterior a falência de múltiplos órgãos no dia 11 de janeiro de 2003, à 1h40 da manhã. Encontra-se sepultado no Cemitério do Irajá, na Zona Norte do Rio.

Feliz aniversário, Jorge Lafond! Obrigado por nos mostrar a todos como aparecer no mundo como nosso verdadeiro eu.