Ainda de modo tímido, os grandes sites de e-commerce brasileiros começam a experimentar os recursos da IA generativa para aprimorar suas ferramentas de venda e a experiência de compra dos clientes. É o que indica o estudo FlashBlack 2024, feito pelo Google Cloud. Em sua quarta edição, o estudo monitorou o desempenho de 30 grandes sites de e-commerce durante no período da Black Friday do ano passado. Durante um mês, um time de especialistas em tecnologia, UX e estratégia da consultoria R/GA analisou como se comportou a infraestrutura e a experiência de compra dos 30 principais e-commerces do País.

Em assuntos que envolvem a IA generativa, o estudo mostra que ainda há muito o que avançar no uso da tecnologia. Alguns dados mostrados foram:

  • Apenas 6 de 30 aplicativos usaram dois ou mais recursos multimídia, como áudio, vídeo ou realidade aumentada. Estes recursos são usados, por exemplo, em provadores virtuais que permitem ao cliente se ver com as roupas que deseja comprar.
  • Apenas 12 dos 23 e-commerces com chatbot respondiam a perguntas usando linguagem natural. O estudo observa que no estudo referente a 2022 este número era de apenas três, o que reflete uma maior aposta do varejo nestas aplicações. “A expectativa do consumidor é de uma interação cada vez menos robótica e mais humanizada, e isso inclui um espaço para digitar livremente, sem se limitar apenas à escolha de frases em um menu de opções”, observa o relatório.
  • Apenas 2 chatbots entenderam perguntas relacionadas a pagamento, e somente 1 usou análise de sentimento para responder adequadamente a uma expressão de descontentamento.
  • 19 dos 30 sites não entregaram resultados para buscas semânticas. Neste tipo de busca o consumidor não digita o nome do produto, mas sim uma expressão, como ‘rosto ressecado’ (que em tese deveria gerar resultados com hidratantes e produtos de beleza). “Com a tendência das buscas evoluírem cada vez mais para conversas, onde os consumidores interagem com chatbots, são poucos os varejistas que já estão acompanhando as transformações da IA Generativa nas compras on-line”, nota o estudo.

Em todos os casos acima, segundo executivos do Google Cloud, a IA generativa pode ser usada para aprimorar a experiência de compra do consumidor. Entre os exemplos mais citados no evento estiveram o uso de IA para aprimorar o contato do cliente com chatbots, gerar imagens e descrições automáticas para itens de catálogo e calcular rotas mais eficientes para entrega dos produtos.