A gigante da tecnologia Google confirmou na terça-feira (16) a eliminação de “algumas centenas” de cargos de sua equipe de publicidade global, em meio ao uso crescente de Inteligência Artificial (IA) para eficiência e criatividade.

O Google alega que os cortes de empregos em sua equipe de vendas de anúncios para “grandes clientes” visam a melhorar o suporte às médias e pequenas empresas que anunciam em suas plataformas.

O Google não fez referência direta à Inteligência Artificial generativa (IA), que está invadindo vários setores, entre eles a publicidade.

Na semana passada, a unidade de computação na nuvem do Google anunciou novas ferramentas de IA para ajudar os varejistas a “personalizarem lojas on-line, modernizar operações e transformar a implantação de tecnologia nas lojas”.

O Google citou uma pesquisa, segundo a qual 80% dos vendedores americanos perceberam a necessidade urgente de adotar IA em suas operações.

“Em apenas um ano, a IA generativa passou de um conceito pouco reconhecido para um dos recursos de avanço mais rápido em toda a tecnologia e parte fundamental das agendas de muitos varejistas”, disse a vice-presidente de Indústrias Estratégicas da Google Cloud, Carrie Tharp, em um comunicado.

De acordo com a empresa, as novas ferramentas de IA do Google permitiram que os varejistas integrassem facilmente agentes virtuais em sites, ou aplicativos móveis, para fornecer ajuda personalizada e recomendações aos compradores.

gc-juj/caw/cjc/mas/tt

GOOGLE