Coluna: SóNuvem

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Google Cloud reforça sua IA generativa com Gemini

Google Cloud reforça sua IA generativa com Gemini

Em dezembro do ano passado, o Google anunciou sua nova plataforma de IA generativa Gemini, que tem ramificações tanto para os serviços de uso pessoal quanto para as ofertas corporativas da companhia. Nesta quinta-feira (29), o Google Cloud – divisão de computação em nuvem da companhia – anunciou que o Gemini está disponível para seus clientes.

Mais especificamente, clientes que usam o serviço de armazenamento de dados BigQuery com a plataforma Vertex AI agora podem contar com os recursos do Gemini 1. Pro. Com isso, desenvolvedores podem criar aplicações com uso de IA generativa nestas plataformas.

Em outro anúncio, o Google Cloud divulgou que a plataforma de banco de dados AlloyDB AI agora está com disponibilidade geral, o que deve simplificar a construção de aplicativos corporativos de IA generativa, segundo a empresa. O Alloy DB AI funciona também fora do ambiente Google Cloud, ou seja em outras nuvens e em ambientes on premise.