Google Cloud amplia acesso para novas versões do Gemini

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Google Cloud amplia acesso para novas versões do Gemini

Google Cloud amplia acesso para novas versões do Gemini

O Google Cloud anunciou nesta quinta-feira (27) que duas versões da família de modelos de linguagem Gemini estão disponíveis para desenvolvedores. As versões com atualizações são a Gemini 1.5 Flash e a Gemini 1.5 Pro. A primeira é um modelo LLM mais “leve”, com 1 milhão de tokens. Segundo o Google, em testes internos essa versão se mostrou 40% mais rápida do que o ChatGPT-3.5 Turbo, e 20% mais rápida do que o ChatGPT-4o, a versão mais sofisticada do modelo da OpenAI. O Gemini Flash 1.5 havia sido apresentado em maio, durante a conferência Google I/O.

Já o Gemini 1.5 Pro tem 2 milhões de tokens e agora está em acesso aberto para desenvolvedores. “Com 2 milhões de tokens, é possível pegar duas horas de vídeo, incluir no modelo, e fazer com que o modelo entenda o vídeo como um todo, sem necessidade de separar o vídeo em partes. É possível inserir quase um dia inteiro de áudio na ferramenta da mesma forma, e temos visto empresas que usam cada vez mais o serviço”, disse, em conferência com jornalistas, Thomas Kurian, executivo-chefe do Google Cloud. Ele citou empresas como Airbus, Ford e Samsung como algumas das companhias que já usam recursos de IA da companhia.

Outra novidade divulgada na entrevista foi que o Claude 3.5 Sonnet, modelo de linguagem da startup Anthropic, agora está disponível para clientes do Google Cloud por meio da plataforma Vertex AI.