O Google Cloud anunciou nesta quinta-feira (27) que duas versões da família de modelos de linguagem Gemini estão disponíveis para desenvolvedores. As versões com atualizações são a Gemini 1.5 Flash e a Gemini 1.5 Pro. A primeira é um modelo LLM mais “leve”, com 1 milhão de tokens. Segundo o Google, em testes internos essa versão se mostrou 40% mais rápida do que o ChatGPT-3.5 Turbo, e 20% mais rápida do que o ChatGPT-4o, a versão mais sofisticada do modelo da OpenAI. O Gemini Flash 1.5 havia sido apresentado em maio, durante a conferência Google I/O.

Já o Gemini 1.5 Pro tem 2 milhões de tokens e agora está em acesso aberto para desenvolvedores. “Com 2 milhões de tokens, é possível pegar duas horas de vídeo, incluir no modelo, e fazer com que o modelo entenda o vídeo como um todo, sem necessidade de separar o vídeo em partes. É possível inserir quase um dia inteiro de áudio na ferramenta da mesma forma, e temos visto empresas que usam cada vez mais o serviço”, disse, em conferência com jornalistas, Thomas Kurian, executivo-chefe do Google Cloud. Ele citou empresas como Airbus, Ford e Samsung como algumas das companhias que já usam recursos de IA da companhia.

Outra novidade divulgada na entrevista foi que o Claude 3.5 Sonnet, modelo de linguagem da startup Anthropic, agora está disponível para clientes do Google Cloud por meio da plataforma Vertex AI.