O Google Cloud, divisão de nuvem do Google, anunciou na manhã desta quarta-feira (10) uma série de ampliações em sua infraestrutura no Brasil. Os anúncios foram feitos durante do Google Cloud Summit 2025, realizado em São Paulo.
Uma das iniciativas é a oferta da sexta e mais nova geração dos processadores Trillium no Brasil. Os chips são usados para treinamento e execução de aplicações de IA e estarão disponíveis na região de nuvem de São Paulo. Com a nova oferta, empresas brasileiras clientes do Google Cloud poderão acessar os recursos dos chips localmente, diminuindo o tempo necessário para a execução das aplicações.
Gemini mais forte no Brasil
Cada vez mais, questões relacionadas à soberania e à privacidade de dados exigem que as empresas armazenem suas informações em seu país de origem e em ambientes privados. Para endereçar essas necessidades, o Google Cloud anunciou mais recursos do modelo de IA Gemini para a nuvem brasileira.
Uma das novidades é que, a partir de novembro, clientes do Google Cloud poderão armazenar seus dados em repouso e conduzir processamento de aprendizado de máquina no Brasil usando o Gemini 2.5 Flash por meio da plataforma Vertex AI.
O segundo anúncio foi que o modelo Gemini está disponível no Google Distributed Cloud (GDC) no Brasil. O GDC é a solução de nuvem privada voltada para empresas que querem ter acesso aos recursos da nuvem em seus próprios datacenters (modo on-premises). Assim, companhias que têm seus próprios datacenters e já usam o GDC agora terão acesso também aos recursos de IA do Gemini dentro de um ambiente de cloud privada.
Ainda na área do Gemini, foram anunciados o Gemini for Government, solução voltada para ampliar o uso do modelo de IA no segmento público, e o Gemini for Education, voltado para ampliar a utilização do modelo em instituições educacionais.
Investimento em capacitação
Outro anúncio do evento foi a iniciativa ‘Capacita+ Aprenda IA com Google Cloud’. Gratuito, o evento será realizado online e presencialmente e tem como objetivo treinar 200 mil pessoas em IA generativa em um único dia no Brasil e e mais 5 países da América Latina. O Capacita+ será realizado no dia 6 de dezembro em 20 universidades brasileiras, incluindo instituições como SENAI-SP, PUC-MG e Mackenzie. As sessões serão transmitidas online em parceria com a Alura.