Durante um longo período, o Google Domains serviu como uma plataforma para adquirir domínios empresariais de forma rápida e econômica. No entanto, a empresa decidiu encerrar suas atividades de registro de domínios e está vendendo seus ativos para o Squarespace. Esse acordo abrange a transferência de uma quantidade significativa de 10 milhões de domínios pertencentes aos clientes do Google para esse conhecido construtor de websites.

Em um comunicado divulgado para a imprensa, Matt Madrigal, vice-presidente e gerente geral de aquisição de comerciantes do Google, explicou que a venda foi realizada para “reforçar nosso foco” e que a empresa tem o objetivo de “facilitar a transição” dos clientes à medida que eles migram para o Squarespace.

O “acordo definitivo” entre o Google e o Squarespace inclui garantias de que os clientes receberão o mesmo preço de renovação nos próximos 12 meses. Além disso, a Squarespace concordou em oferecer “incentivos” aos clientes que criarem sites utilizando a plataforma da empresa.

Os usuários do serviço, especialmente aqueles que mantêm seus domínios no Google apenas por comodidade (e hospedando-os em outras plataformas), o Squarespace não irá oferecer nenhum tipo de benefício adicional.

Além disso, os clientes que planejam se inscrever na plataforma corporativa do Google, o Workspace, e também desejam adquirir um domínio corporativo nesse processo, agora precisarão obtê-lo através do Squarespace. O acordo estabelece, ainda, que o Squarespace será o único provedor de domínios para clientes do Workspace para os próximos três anos.