Gonet culpa Bolsonaro por tentativa de golpe e cobra punição

(ANSA) – BRASÍLIA, 02 SET – O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro tem responsabilidade direta na tentativa de golpe de Estado que está no centro do julgamento em curso na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).   

“Quando o presidente e o ministro da Defesa convocam a cúpula militar [para apresentar a minuta golpista], o processo criminoso já está em curso, o golpe já está em curso de realização”, disse Gonet em sua exposição no julgamento iniciado nesta terça-feira (2).   

O procurador destacou ainda que houve em “vários momentos a conclamação” de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e que “maquinaram-se campanhas” contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o STF. Para Gonet, “tudo foi engendrado” de forma a corroer a confiança nas instituições democráticas.   

Em sua fala, ele também mencionou o “sinistro Plano Punhal Verde e Amarelo”, que previa a eliminação do ministro Alexandre de Moraes, então chefe do TSE, do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e de seu vice, Geraldo Alckmin.   

Segundo o procurador, a gravidade do caso exige a punição dos envolvidos para evitar o “recrudescimento do autoritarismo”.   

Gonet também destacou que a suposta organização criminosa encabeçada por Bolsonaro agiu para que os atos golpistas “levasse o país a um regime de exceção”. “Está materialmente comprovada a sequência de atos” voltados a “propiciar a ruptura do processo sucessório”, salientou. (ANSA).