Em novo golpe no WhatsApp, criminosos enviam mensagens para usuários se passando por funcionários do Ministério da Saúde. A conversa dos golpistas é que o contato é necessário para fazer um cadastro para vacinação contra a covid-19. O alerta foi dado esta semana por empresas de cibersegurança e as informações são do R7.

O objetivo do golpe é passar pela dupla autenticação do WhatsApp, recurso de segurança que tem a função de impedir que o usuário tenha sua conta roubada. Depois de falar com as vítimas, os criminosos tentam convencer o usuário a fornecer o código de seis dígitos enviado por SMS para “confirmar a realização da pesquisa”.

A Kaspersky descobriu o novo golpe e alerta os usuários. Segundo a empresa, os criminosos usam o recurso do WhatsApp pelo computador para aplicar o golpe. Se o usuário não tem a autenticação em dois fatores, a conta é imediatamente clonada. Se a proteção está ativada, a suposta pesquisa entra em contato novamente se passando pelo suporte do aplicativo de mensagens.

Por isso, aponta a Kaspersky, é fundamental ativar a dupla autenticação no WhatsApp. A empresa também explica que somente o WhatsApp pode dar uma solução definitiva para isso e acabar com os golpes envolvendo o roubo de contas.