O goleiro Yann Sommer, de 35 anos, anunciou nesta segunda-feira (19) sua aposentadoria da seleção da Suíça, que defende desde 2012.
“Após uma reflexão cuidadosa, decidi encerrar a minha carreira como goleiro da seleção suíça. Foi uma grande honra e um privilégio poder representar meu país no mais alto nível durante 12 anos, em 94 jogos”, declarou Sommer em comunicado da Federação Suíça de Futebol (ASF).
“Com o término de mais uma grande fase final da Eurocopa na vizinha Alemanha, onde anteriormente passei anos inesquecíveis na Bundesliga, chegou a hora de me despedir”, acrescentou.
Sommer é o goleiro com mais jogos pela seleção suíça na história. O último deles foi a eliminação nos pênaltis nas quartas de final da Euro diante da Inglaterra, no dia 6 de julho, em Düsseldorf.
Nascido na cidade de Morges, ele agora vai se dedicar integralmente ao seu clube, a Inter de Milão.
“O tempo que passei na seleção nacional significou muito para mim. Lembro com orgulho dos muitos momentos inesquecíveis, dos jogos emocionantes, das vitórias e dos desafios que superamos juntos”, disse o ex-goleiro do Bayern de Munique.
“Desde os 15 anos que a seleção tem sido um elemento importante na minha vida”, ressaltou.
Sommer estreou pela Suíça em 30 de maio de 2012, aos 23 anos, e se tornou titular absoluto após a Copa do Mundo de 2014, com a aposentadoria de Diego Benaglio.
apo/smr/cb/dd