
O goleiro Cho Hyun-Woo e o técnico André Gaspar, ambos do Daegu
Na próxima semana, Cho Hyun-Woo volta aos treinos do Daegu, último colocado do campeonato nacional. E tem uma tarefa dupla: escapar do rebaixamento e do alistamento.O goleiro que ganhou fama na Copa do Mundo da Rússia está treinando no time dirigido pelo brasileiro André Gaspar e precisa manter desempenho em alto nível. Motivo: Hyun-Woo quer disputar os Jogos Asiáticos e tentar se campeão. Só assim escapa de dois anos de serviço militar. Ele já tem 27 anos e será obrigado a cumprir esta passagem pelo Exército.
“A situação do Cho Hyun-Woo é assim: todo cidadão sul-coreano entre 22 a 30 anos precisa passar pelo Exército por dois anos. Ninguém se salva disso. Só se tiver uma medalha olímpico ou uma Copa do Mundo. Aí sim o governo libera o atleta. Não tem como ele se livrar. Ele tem mais três anos para se apresentar. Tem uma Copa no meio de ano. Quem sabe ele consiga uma medalha para poder se ausentar destes dois anos de serviço militar”, explicou Gaspar que é técnico do Daegu desde janeiro de 2015.
Quando o treinador chegou, o goleiro que impediu gols da Alemanha na partida com a Coreia do Sul na última rodada da fase de grupo do Mundial, era magro. “Foi feito um trabalho de fortalecimento e crescimento muscular. Ele já era alto, mas precisava encorpar. Hoje eu o vejo no ápice da carreira e com o sucesso que teve nestes três jogos”, disse referindo-se às derrotas da Coreia para Suécia (0 x 1) e México (1 x 2), além da vitória sobre o selecionado alemão (2 x 0).
Hyun-Woo tem outra possibilidade de escapar dos quartéis: ser contratado por uma equipe estrangeira. Ainda assim, será preciso uma autorização do governo da Coreia do Sul. Por isso, precisa continuar com a boa fase. De quebra pode ajudar sua equipe que somou apenas sete pontos em 14 jogos até a paralisação para a Copa do Mundo. Na primeira parte da K-League, o Daegu sofreu nove derrotas. Durante a Copa do Mundo, Gaspar trabalhou o time para mudar o esquema tático e se fortalecer.
A K-League recomeça na sua 15ª rodada no próximo domingo. O Daegu fez um amistoso no sábado passado contra a equipe do Sanfrecce Hiroshima, que lidera a J1 League, no Japão. Os coreanos venceram por 3×2. Agora o time de Hyun-Woo vai enfrentar em casa o Seoul. A equipe tem mais 18 jogos para sair da lanterna da competição e subir na tabela. André Gaspar ganhou o reforço de dois brasileiros para esta segunda parte da K-League: os atacantes brasileiros Zé Roberto (ex- São Bento) e Edgar (Ex-São Paulo e Buriran United), além de contar com o retorno do goleiro Cho Hyun-Woo.