O Golden State Warriors foi a primeira equipe da NBA a anunciar o fechamento de sua quadra aos torcedores nesta quarta-feira com o objetivo de impedir a propagação do coronavírus, uma medida que será adotada na partida em que o time vai enfrentar o Brooklyn Nets, na quinta-feira.

“Devido às crescentes preocupações com a expansão do coronavírus, e em consultas com a cidade e o condado de San Francisco, o jogo de amanhã à noite contra o Nets no Chase Center será disputado sem torcedores”, informaram os Warriors em um breve comunicado.

A equipe, finalista da última temporada da NBA e campeã em 2015, 2017 e 2018, não confirmou se essa medida será aplicada apenas para este jogo ou se será prolongada para as partidas seguintes em casa.

Após o jogo com o Nets, os Warriors iniciam uma sequência de cinco jogos fora de San Francisco, sendo que o próximo compromisso será no dia 25 de março contra o Atlanta Hawks. Os Warriors detalharam que todos os eventos programados em sua quadra, o Chase Center, até 21 de março foram cancelados ou adiados.

“Continuaremos monitorando de perto essa situação em desenvolvimento para determinar os próximos passos para futuros jogos e eventos”, declarou a equipe liderada por Stephen Curry.

O anúncio acontece depois das autoridades de San Francisco proibirem os eventos que concentrassem mais de mil pessoas para interromper o avanço da epidemia.

– Primeiro sem público nos EUA –

Até agora, nenhuma equipe da NBA nem de outras ligas esportivas profissionais dos Estados Unidos fechou seus portões ao público ou suspendeu jogos, como aconteceu no futebol europeu, embora o torneio de tênis de Indian Wells tenha sido cancelado esta semana.

Na semana passada, a NBA pediu a suas equipes que se preparassem para a eventualidade de disputar jogos a portas fechadas em suas quadras.

Para esta quarta-feira está agendada uma conferência entre a liga e os donos das 30 franquias para discutir medidas futuras a serem adotadas diante da epidemia.

A ESPN também informou nesta quarta-feira que outra opção que a NBA está estudando é transferir jogos de cidades onde há restrições a eventos que reúnem grande público para outras áreas do país onde essas limitações não existem, embora nessas cidades não haja equipes da NBA.

Mais de 1.000 infecções e pelo menos 28 mortes pelo vírus foram registradas nos Estados Unidos até agora.

gbv/ol/aam