Depois de oscilar na reta final e ver o acesso distante, o Goiás reagiu nos últimos jogos e conquistou sua segunda vitória seguida para depender só de si para conquistar o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. Com o tropeço do Remo, o time goiano venceu o duelo direto contra o Novorizontino por 1 a 0, neste domingo, e entrou no grupo de acesso na 37ª e penúltima rodada. Já o time paulista não tem mais chances matemáticas de conquistar a tão sonhada promoção à elite nacional.
O panorama da partida foi de dois times com medo de se exporem e de muita transpiração e pouca inspiração pelos dois lados. O Novorizontino pecou pela falta de ousadia e viu o Goiás ser mais assertivo com a bola nos pés e vencer a partida com gol solitário de Anselmo Ramon, completando de primeira o cruzamento de Diego Caito. O Novorizontino até teve alguns minutos de esperança, mas o gol de Nathan Fogaça, já na reta final, foi anulado por impedimento.
Com o resultado, o Goiás subiu para o quarto lugar, com 61 pontos, empatado com o Criciúma, porém atrás devido ao saldo de gols (14 a 7). O quinto colocado é a Chapecoense, com 59 pontos. De quebra, eliminou o Novorizontino, que após dois anos batendo na trave terminando em quinto lugar, agora vê suas chances acabar na penúltima rodada, com 57 pontos, em sétimo lugar.
A última rodada será simultânea no próximo domingo, às 16h30. O Goiás busca o acesso em confronto direto contra o Remo, no estádio Mangueirão, em Belém (PA). Já o Novorizontino cumpre tabela diante o CRB, no estádio Jorge Ismael de Biasi, no interior paulista.
O duelo decisivo começou estudado, com os dois times precavidos defensivamente. O Goiás ficou mais retraído, apostando nos contra-ataques. Quando encaixou algumas transições, chegou a levar perigo com Jajá. Entretanto, sua válvula de escape acabou se lesionando e deixando o campo com 20 minutos.
A mudança fez o time perder velocidade, com o confronto ficando mais equilibrado. O Novorizontino pouco se expôs e foi bastante tímido no ataque. Na reta final, chegou a ter mais presença ofensiva, mas a efetividade passou longe. No fim, com pouca inspiração e muita transpiração, a primeira etapa terminou empatada sem gols.
O duelo voltou mais animado para a segunda etapa. Precisando do resultado, ambos saíram mais para o jogo. O Novorizontino ainda pecava pela falta de ousadia, enquanto o Goiás era mais assertivo nas transições. Diego Caito recebeu na direita e cruzou para Anselmo Ramon bater no contrapé de Jordi para abrir o placar, aos 15 minutos.
O gol obrigou o time paulista a sair para o jogo. Se lançando ao ataque, formou uma blitz na frente da área goiana e teve minutos de esperanças quando Nathan Fogaça marcou, porém o tento foi anulado por impedimento. Nos acréscimos, a pressão seguiu e Tadeu salvou o Goiás em cabeçada de Rafael Donato, garantindo a entrada goiana no G-4.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 1 X 0 NOVORIZONTINO
GOIÁS – Tadeu; Lucas Ribeiro, Gonzalo Freitas e Luiz Felipe; Diego Caito (Fábio), Juninho, Rafael Gava e Willean Lepo (Danilo); Jajá (Pedrinho), Anselmo Ramon (Alan Stence) e Wellinton (Jean Carlos). Técnico: Fábio Carille.
NOVORIZONTINO – Jordi; Rodrigo Soares, César Martins, Dantas e Mayk; Luís Oyama, Fábio Matheus (Nathan Fogaça) e Rômulo (Rafael Donato); Tavinho (Airton Moisés), Lucca (Matheus Frizzo) e Bruno José (Robson). Técnico: Enderson Moreira.
GOL – Anselmo Ramon, aos 15 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Wellinton, Tadeu e Diego Caito (Goiás).
ÁRBITRO – Anderson Daronco (RS).
RENDA – R$ 192.630,00.
PÚBLICO – 11.005 torcedores.
LOCAL – Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO).