GO: Gêmeas siamesas são separadas após 15 horas de procedimento cirúrgico

Divulgação/Zacharias Calill
Foto: Divulgação/Zacharias Calill

As irmãs gêmeas siamesas Valentina e Heloá, de três anos, foram separadas na quarta-feira (11) após 15 horas de procedimento cirúrgico realizado no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia (GO). As duas crianças eram unidas pelo tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitália.

As duas irmãs nasceram em Guararema, no interior de São Paulo, mas, há dois anos, se mudaram com a família para a cidade de Morrinhos, localizada no interior de Goiás.

O cirurgião pediátrico Zacharias Calil, que foi o responsável pela cirurgia, informou por meio de nota enviada à IstoÉ que o procedimento foi de alto grau de dificuldade, por conta da separação de muitos órgãos, e precisou contar com a participação de mais de 50 profissionais.

Valentina saiu primeiro da sala de cirurgia às 23h05. Já Heloá foi liberada às 00h10 de quinta-feira (12).

O cirurgião informou que foram necessários dois anos de preparação para a cirurgia. Nesse período, as meninas passaram por procedimentos cirúrgicos de implantação de expansores para que tivessem pele o suficiente para viabilizar a separação. “As gêmeas também ganharam peso e cresceram após a última cirurgia de implantação de expansores e isso foi fundamental para dar segurança para nossa equipe”, informou Zacharias.

O procedimento cirúrgico foi realizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso fosse realizado na rede particular, poderia custar de R$ 800 mil a R$ 1 milhão.

Como estão as duas meninas?

As duas irmãs encontram-se em estado grave, internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hecad e respirando por ventilação mecânica. Mas, de acordo com o cirurgião, isso é considerado padrão por conta da complexidade da cirurgia.

Elas estão em observação e não há previsão de alta no momento. Após serem liberadas do hospital, as irmãs ainda devem ser acompanhadas pelo médico por algum período.

O prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme (PSDB-GO), comemorou a realização da cirurgia por meio do seu perfil no Instagram e informou que torce pela recuperação das gêmeas.

“Eu e toda cidade de Morrinhos, estamos em oração. Estamos em contato com a família para ajudar, acolher, proporcionar ações importantes agora, como a campanha doação de sangue e o apoio aos familiares”, escreveu.