Geral

GO: Escola convida mães para sessão de fotos, pede ‘cabelo escovado e maquiagem’ e gera revolta

Crédito: Arquivo pessoal

O Colégio Boas Novas, localizado em Goiânia (GO), enviou um convite para que as mães dos alunos participassem de uma sessão de fotos. No bilhete, foi solicitado que elas fossem de “cabelos escovados e maquiadas”. Isso gerou revolta nas mulheres da família de um estudante, que têm cabelos crespos. As informações são do G1.

O bilhete também foi divulgado nas redes sociais e causou indignação em alguns internautas.

A mãe do estudante, que, assim como o filho, tem cabelo crespo, conversou com o garoto e enfatizou que não é necessário se encaixar em um suposto padrão.

“Expliquei para ele o que é um cabelo escovado, liso. Eu não gosto de fazer isso com meu cabelo, me acho bonita dessa forma, o cabelo dele também é assim e também é bonito. Expliquei que as pessoas têm que respeitar as diferenças e a gente tem que se impor.”

A mulher afirmou que, apenas de incomodada com o convite, sempre foi respeitada e bem recebida no Colégio Boas Novas. Por isso, destacou a importância de se discutir sobre a cultura que leva a esse tipo de mensagem.

“Me senti desrespeitada quando recebi esse pedido de me encaixar em um padrão, um formato de mãe (…). É importante rever as palavras que naturalizam o que nunca foi natural. É pertinente falar. Se a gente vai deixando passar essa reflexão não acontece”, disse.

Segundo ela, outras mães ficaram incomodadas com o pedido de estarem maquiadas, pois elas se sentiam bem sem e prefeririam não se maquiar.

A tia do aluno afirmou que ficou impressionada pelo fato do pedido ter vindo de uma instituição de ensino.

“Na escola a gente imagina que vai ser construída uma nova cultura, mas ver que vem se repetindo o que a gente tenta mudar, me assusta.”

O que diz a escola

À TV Anhanguera, afiliada da TV Globo, o Colégio Boas Novas pediu desculpas para as mães que se sentiram ofendidas ou constrangidas com o conteúdo do convite.

A escola ressaltou que não recebeu nenhuma reclamação direta a respeito do bilhete. Também destacou que foi apenas uma sugestão para que as mães fossem produzidas para a sessão de fotos.