Beleza, saúde e jovialidade eram as marcas registradas de Glória Maria, que faleceu no dia 2 de fevereiro, aos 73 anos de idade, vítima de um câncer. A jornalista, que era bastante vaidosa, tinha vários rituais para cuidar de seu corpo de dentro pra fora.
Em entrevista ao programa de Jô Soares, a apresentadora revelou que tomava 80 pílulas de vitaminas por dia e um chá milagroso da Tailândia. “De manhã, eu tomo umas 35 de uma vez. À tarde, umas 20. À noite, outras 20. Vitamina A dizem que é bom para pele e unha. E para as articulações. A vitamina C para reforçar o sistema imunológico. Tomo o abecedário inteiro. Vitamina A, B, C, D, E, F. Às vezes eu encho um pratinho ou um pires com elas e viro a Mulher Maravilha”, disse Glória.
Sobre o chá da Tailândia, ela explicou que ajuda a prevenir as rugas: “Na verdade, ele é feito com ninho de passarinho. Eu mesma preparo e tomo quente ou frio. Quando percebi que os asiáticos não tinham rugas, comecei a tomar também”, finalizou.
A IstoÉ Gente procurou Fernando Meirelles Pinto, Nutricionista do Instituto Rana Saleh, que explicou se faz mal para a saúde tomar 80 vitaminas por dia, como a jornalista Glória Maria. Confira!
“As vitaminas são essenciais para cumprir diversos processos metabólicos em nosso corpo, desde a formação de proteínas até a produção de hormônios, mas sua suplementação somente deve ser realizada se forem encontrados sinais de deficiência. As formas de identificar se há ou não a necessidade de suplementar são, essencialmente, através de sintomas de hipovitaminose (baixos níveis no sangue) ou através de exames bioquímicos. Iniciar o uso de um suplemento, por mais inocente que pareça, sem a devida orientação do médico ou nutricionista já pode ser considerada uma imprudência”, começou o profissional.
E ainda fez um alerta: “Fique atento aos sinais que seu corpo pode dar de que ele está com ausência de alguma vitamina ou mineral; os sintomas mais comuns são: Cansaço, fadiga excessiva, perda de massa muscular, dificuldade de cicatrização ou até mesmo perda de memória. Algumas das vitaminas mais comuns de causarem intoxicação são; D, A, B12 e B1”.
“Se um indivíduo aparentemente saudável estiver com algum destes sintomas, antes de iniciar qualquer suplemento alimentar, a conduta ideal seria procurar um profissional capacitado para identificar seus níveis de vitaminas e minerais e tratar de acordo com os achados laboratoriais”, concluiu Fernando Meirelles Pinto, Nutricionista do Instituto Rana Saleh.