A Rede Globo está mudando os contratos de diversos jornalistas. Repórteres e âncoras com grande experiência, tempo de casa, salários mais altos e com contratos prestes a vencer estão sendo consultados  sobre uma mudança no modelo contratual, segundo Ricardo Feltrin, do UOL. De acordo com o colunista, a emissora quer acabar com o contrato de Pessoa Jurídica e substituir por contratação via CLT para reduzir possíveis ações trabalhistas no futuro.

Registrando os jornalistas pela CLT, a Globo reduz as chances de processos futuros e evita condenações indenizatórias por benefícios não pagos, como 13º salário, férias, FGTS, folgas, entre outros. A mudança seria para reduzir os valores pagos para os profissionais da casa.

De acordo com Feltrin, a mudança da Globo está causando tensão e dúvidas entre os jornalistas nos corredores da emissora. Ninguém sabe exatamente qual a razão da mudança nos contratos do Departamento de Jornalismo, fazendo com que muitos profissionais fiquem com o futuro indefinido.