Kleber Mendonça Filho não poupou críticas a Jair Bolsonaro, em entrevista pós-vitória na premiação Globo de Ouro 2026, na madrugada desta segunda-feira, 12, nos Estados Unidos. Ao lado da esposa e produtora do filme “O Agente Secreto” – vencedor na categoria Melhor Filme de Língua Não-Inglesa -, Emilie Lesclaux, o cineasta disse que o Brasil passou por anos conturbados durante a gestão do ex-presidente da república.
“Há cerca de dez anos, o Brasil sofreu uma guinada bem drástica à direita e esses tempos agora se foram, com o ex-presidente [Jair Bolsonaro] agora preso. Ele foi epicamente irresponsável em não liderar o país e realmente acho que o cinema pode ser uma forma de expressar algumas insatisfações que temos em termos de sociedade”, disse, em conversa com jornalistas.
+ ‘O Agente Secreto’ faz história no Globo de Ouro e vence duas categorias
“Eu gostaria de me dirigir em particular a jovens cineastas americanos, e conheço vários —ainda sou um programador de cinema e vejo muito do que vem dos Estados Unidos”, afirmou. “Acho que há muita tecnologia para se expressar e esta é uma boa época para se expressar. Jovens cineastas americanos têm muito a falar sobre o que está acontecendo nessa sociedade, é isso que eu gostaria de ver.”
“É um momento muito emocionante, mas estamos vivendo um dia de cada vez, tentamos não pensar muito lá na frente. Agora quero aproveitar esse momento e depois pensar nos próximos passos dessa campanha. Estamos muito felizes e orgulhos do cinema brasileiro,” complementou Lesclaux.
O longa ainda venceu a categoria de Melhor Ator por Filme de Drama, para Wagner Moura, mas não garantiu a estatueta de Melhor Filme.
Confira o discurso:
Ver essa foto no Instagram