Desde a década de 60 até hoje, nenhum clube brasileiro conseguiu vencer mais de três vezes a Copa Libertadores. Essa história, porém, pode mudar agora, já que dois tricampeões estão na disputa deste ano. Torcedores de todo o país estão aproveitando os melhores sites de apostas para cravar se, enfim, haverá um novo recorde entre os times do Brasil.

São Paulo, Santos, Grêmio, Palmeiras e Flamengo compõem a lista de brasileiros tricampeões da Libertadores. Desses, apenas os dois últimos estarão em campo na principal competição sul-americana deste ano. E tanto o Rubro-Negro quanto o Alviverde chegam com status de favoritos.

Não é para menos: afinal, desde 2019 apenas Flamengo e Palmeiras sabem o que é levantar a taça da Libertadores. O Mengão venceu o torneio naquele ano e em 2022; já o Verdão conquistou o bicampeonato consecutivo em 2020 e 2021.

De todo modo, o momento atual não é bom para o Flamengo: o clube comandado por Vítor Pereira perdeu os quatro títulos que disputou em 2023: Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana e Taça Guanabara. Com isso, o trabalho do português já está sendo questionado e seu emprego está sob ameaça.

O Palmeiras, por outro lado, vive uma lua de mel com a torcida. Além de ter vencido o título da Supercopa – derrotando o Flamengo por 4 a 3 –, o clube também faz ótima campanha no Paulistão e já está na semifinal do torneio. A fase é tão boa que Raphael Veiga e Rony foram convocados por Ramon Menezes para defenderem a Seleção Brasileira no amistoso contra o Marrocos.

Portanto, Palmeiras e Flamengo chegam à Lbertadores em momentos bem diversos. Os dois clubes, porém, têm os elencos mais valiosos da Sul-Americana e, independentemente de qualquer coisa, entram como fortes candidatos.

Isso não significa que o torneio será limitado a uma disputa entre os dois clubes. Muito pelo contrário: diversos times chegam fortes para a competição. Entre os brasileiros destacam-se Atlético Mineiro e Internacional, que fizeram contratações importantes para a temporada, e Athletico Paranaense, que manteve as principais peças do elenco que foi vice-campeão da América no ano passado.

E há, também, os clubes argentinos, que nunca podem ser descartados. Quem também se estabeleceu como uma força do continente, nos últimos anos, é o Independiente del Valle. Os equatorianos supreenderam o São Paulo na final da Sul-Americana do ano passado, vencendo com autoridade, e bateram o Flamengo na Recopa deste ano.
Dessa forma, Palmeiras e Flamengo terão de enfrentar uma disputa intensa se quiserem conquistar o tetracampeonato e estabelecer um novo recorde entre os clubes brasileiros.