Gleisi ‘fará um grande trabalho’ na articulação do governo Lula, diz Hugo Motta

Leonardo Rodrigues/IstoÉ
Presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB) Foto: Leonardo Rodrigues/IstoÉ

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse ter “certeza” que a nova ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, “fará um grande trabalho” à frente da articulação política do governo Lula (PT).

“Ela é uma mulher muito reta, direta, isso ajuda [na articulação]. Nós conversamos várias vezes nos últimos dias, e foi muito positivo. Tenho certeza de que, sob o comando dela, a articulação deve ser muito positiva, tanto com a Câmara quanto com o Senado”, afirmou, em participação no evento da ONG (Organização Não Governamental) Todos Pela Educação, em São Paulo, nesta quinta-feira, 13.

+ Camilo Santana minimiza baixo orçamento do Pé-de-Meia e garante solução em 120 dias

Os elogios de Motta, um representante do chamado ‘centrão’, que reúne os partidos mais influentes do Congresso, atenuam incertezas quanto ao potencial de Gleisi no cargo, em que tomou posse na segunda-feira, 10.

Ao escolhê-la, Lula foi na contramão dos desejos desse grupo político, que pleiteava espaço nas Relações Institucionais com a premissa de ampliar a base parlamentar do governo — com perspectivas econômicas desanimadoras e popularidade em baixa, o petista tem perdido um apoio já defasado de bancadas ideologicamente distantes.

Na terça-feira, 11, Gleisi teve um encontro com lideranças do Legislativo, mas ele se restringiu às legendas próximas do governo. Além de afirmar que encontrou a ministra, Motta disse que o foco de seu mandato são “pautas que fujam à radicalização” e projetos ligados à educação “deve ajudar o governo e o Ministério”, em outro sinal de distanciamento da oposição mais radical.