Giro d’Italia tem novo líder após subida no Etna

ETNA, 10 MAI (ANSA) – A difícil subida do Etna, na sexta etapa do Giro d’Italia, marcou uma mudança na classificação geral de uma das principais provas do ciclismo mundial.   

O colombiano Esteban Chaves chegou em primeiro lugar no percurso de 163 quilômetros entre Caltanissetta e o célebre vulcão da Sicília, seguido pelo seu companheiro na equipe Mitchelton-Scott, o britânico Simon Yates, novo “camisa rosa” do Giro.   

Com o segundo lugar na etapa do Etna, ele abriu 16 segundos para o holandês Tom Dumoulin, atual campeão da prova, e 26 segundos para Chaves. O italiano Domenico Pozzovivo aparece em quarto lugar, 43 segundos atrás de Yates.   

O australiano Rohan Dennis, que liderava o Giro, caiu para sexto lugar, com 53 segundos de desvantagem para o britânico. “Não é todo dia que se vence no Etna, é um dia belíssimo para mim”, comemorou Yates.   

A etapa do Etna é uma das mais difíceis da prova. Ela começa em 580 metros acima do nível do mar, em Caltanissetta, chega ao mínimo de 63 metros, em Ponte Barca, e depois sobe até 1.736 metros, no Observatório Astrofísico do vulcão. (ANSA)