Giro d’Italia de 2026 começará na Bulgária e acabará em Roma

ROMA, 1 DEZ (ANSA) – Uma das competições de ciclismo mais tradicionais do mundo, o Giro d’Italia, programado para acontecer de 8 a 31 de maio de 2026, começará na Bulgária e terminará em Roma.   

O evento terá sua largada no exterior pela 16ª vez na história, enquanto a capital italiana sediará a chamada “Grande Arrivo” pela oitava oportunidade, após 3.459 quilômetros com cerca de 50 mil metros de altimetria acumulada.   

O percurso da 109ª edição do Giro d’Italia foi revelado em um evento no Auditório Parco della Musica, em Roma, e inclui um contrarrelógio individual de 40,2 km, oito etapas planas, sete de média montanha e cinco de alta montanha, com sete chegadas em subida.   

O ponto mais alto do Giro d’Italia será o Passo Giau, a 2.233 metros de altitude, e o evento também incluirá uma etapa em território suíço, com um trecho entre Bellinzona e Carì. A Bulgária, por sua vez, sediará três etapas.   

“Quero agradecer a todos pela confiança. Não foi fácil, mas acredito que vocês escolheram um dos países mais belos. Vocês verão a grande beleza da nossa terra, e será uma grande honra para nós. Estou convencido de que as três etapas com largada em nosso país serão perfeitas para que vocês descubram nosso espírito e nossas tradições”, disse o ministro do Turismo da Bulgária, Miroslav Borshosh.   

Outro destaque da próxima edição do megaevento é o retorno dos ciclistas a Milão, que sediará a chegada de uma etapa pela 90ª vez. (ANSA).