Esportes

Ginasta campeão olímpico entra para o exército ucraniano na guerra contra a Rússia

Crédito: Reprodução Instagram

Oleg Verniaiev, ginasta ucraniano (Crédito: Reprodução Instagram)

Oleg Verniaiev é mais um atleta ucraniano a se juntar ao exército no combate à invasão da Rússia. O ginasta ficou conhecido, principalmente do público brasileiro, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, ao conquistar a medalha de ouro nas barras paralelas, além da prata no individual geral.

Reprodução InstagramOleg Verniaiev (Crédito:Reprodução Instagram)

Em seus stories no Instagram, o ginasta publicou uma imagem com trajes militares. Oleg se juntou a outros atletas ucranianos que estão servindo às forças armadas do país no conflito. Além dele, o boxeador Vasily Lomachenko, os ex-tenistas Alexandr Dolgopolov, Andrei Medvedev e Sergiy Stakhovsky também estão na resistência.


Reprodução InstagramOleg Verniaiev (Crédito:Reprodução Instagram)

Suspenso por doping

Verniaiev ficou fora dos Jogos de Tóquio 2020, realizados no último ano por conta da pandemia. O ginasta testou positivo para Meldonium, sustância proibida pela Agência Mundial Antidoping (WADA). O resultado causou uma suspensão de quatro anos para Oleg, a qual o atleta disse que vai recorrer.

Na ocasião, o ginasta disse que não sabe como a substância foi parar em seu organismo. A Meldonium é usada no tratamento de problemas cardíacos e já causou problemas no doping para a ex-tenista russa Maria Sharapova. No esporte, a droga sintética é usada para o ganho de desempenho e consequente aumento da performance.