Gilmar Mendes anula todas as condenações de José Dirceu na Lava Jato

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
José Dirceu Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmas Mendes determinou a anulação de todos os atos processuais do ex-juiz Sergio Moro contra o ex-ministro José Dirceu no âmbito da operação Lava Jato, nesta segunda-feira, 28. As informações foram divulgadas pela GloboNews e confirmadas pelo site IstoÉ com a defesa de Dirceu.

A decisão atende a um pedido da defesa do político para estender a Dirceu os efeitos da decisão do STF que considerou Sergio Moro suspeito para atuar em processos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

+ STF conclui julgamento e confirma parcialidade de Moro em julgar Lula no caso do tríplex

“Os elementos concretos […] demonstram que a confraria formada pelo ex-Juiz Sérgio Moro e os Procuradores da Curitiba encarava a condenação de Dirceu como objetivo a ser alcançado para alicerçar as denúncias que, em seguida, seriam oferecidas contra Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu Mendes na decisão.

Em nota, o advogado Roberto Podval afirmou que Dirceu “recebeu com tranquilidade a decisão” que restituiu seus direitos políticos. “José Dirceu sempre confiou na Justiça”, diz a nota.

“Finalmente, justiça foi feita! Já são 20 anos de sofrimento e punições injustas. Amo muito meu pai, um ser humano diferenciado. Me orgulho muito da suas lutas: contra a ditadura, pela democracia e construção do PT. Assim como na coordenação da campanha vitoriosa de LULA em 2002”, comemorou Zeca Dirceu, filho do ex-ministro, nas redes sociais.