Gigante da informática TCS eliminará 12.000 empregos

O gigante e líder indiano em serviços de informática, Tata Consultancy Services (TCS), anunciou neste domingo (27) que eliminará cerca de 12.000 empregos, o que representa aproximadamente 2% de seu pessoal, devido a uma contração da demanda.

Esses cortes de empregos afetarão principalmente cargos de nível médio e superior e ocorrerão este ano, informou a empresa de serviços de software, a mais importante da Índia em termos de capitalização de mercado.

A TCS emprega 613.000 pessoas em todo o mundo, e o setor de serviços de informática é um dos maiores empregadores e geradores de receita na Índia.

A companhia afirmou que essa medida faz parte de seus esforços para se tornar uma organização “preparada para o futuro” à medida que entra em novos mercados e aumenta o uso de inteligência artificial.

Acrescentou, ainda, que a reestruturação está sendo realizada com “o cuidado necessário” para evitar qualquer interrupção nos serviços aos clientes.

Após uma receita no segundo trimestre abaixo do esperado, o diretor-executivo, K. Krithivasan, declarou recentemente que “as persistentes incertezas macroeconômicas e geopolíticas a nível global provocaram uma contração da demanda”.

asv-sai/sco/vmt/ab/msr/mb/dd/yr

Tata Consultancy Services