Reynaldo Gianecchini conseguiu atingir o status de galã da televisão brasileira, além de uma carreira de sucesso nas telinhas. No entanto, em 2011, um câncer foi um duro obstáculo no caminho do ator, que agora, 10 anos depois, revela como foi o processo de cura.

“Foi um processo na minha vida muito bonito, na verdade. As pessoas estranham quando eu falo isso porque parece uma coisa muito cabeluda – e de certa forma é, você encarar a morte – , mas passar por isso me trouxe bênçãos inacreditáveis. Eu saí ganhando muita coisa, e eu tinha a percepção de que esse processo ia me trazer muito conhecimento. Eu estava muito entregue, eu não briguei com o que era. Eu encarei como um desafio, eu falei: ‘Vou ver o que eu tenho para ver aqui, porque a vida deve estar querendo me mostrar alguma coisa e eu não vou fugir disso, não vou negar, não vou achar que sou amaldiçoado por estar nessa posição’. E, honestamente, não estou falando da boca para fora: foi um processo lindo”, disse o ator ao podcast Novela das 9, que será lançado na próxima quinta-feira (29).

Ao contrário do que muita gente pensa, o ator fez questão de dizer que na luta contra a doença não sentiu tristeza, além de revelar que a partir da experiência com o câncer suas prioridades mudaram.

“Eu não lembro de tristeza… lembro de medos, de uma certa ansiedade, mas eu estava muito entregue para a minha cura, para buscar minha cura, meu autoconhecimento. É muito difícil avaliar exatamente tudo que você aprendeu com esse processo. As fichas ainda estão caindo. Mas basicamente foi um ponto de mudança enorme nas minhas prioridades: onde eu estava dando importância, para quê dando importância, o que que pesa para mim no meu dia a dia, nas minhas escolhas… e a partir dali começou a mudar muito.”

Agora, quando o assunto é o presente do ator. de 48 anos, Reynaldo faz uma reflexão sobre os caminhos da vida e deixa um conselho:

“Muita gente me procura para dar uma palavra sobre isso. Eu falo sempre: viva o seu processo. A vida é o que é. Às vezes a gente faz um plano ‘A’ para a vida, mas a vida fala assim: ‘não, não é por aí, é por aqui’. Então aceite o que a vida está te propondo e veja o que tem para ver, com o coração aberto. E você vai descobrir tanto amor nas novas possibilidades. Tudo tem muita coisa boa para a gente absorver”, finaliza.