Economia

Gerdau tem resultado recorde no 2º tri, acima das expectativas

Gerdau tem resultado recorde no 2º tri, acima das expectativas

Vista de usina operada pela Gerdau


Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – A Gerdau teve lucro líquido de 3,9 bilhões de reais no segundo trimestre, um salto frente ao resultado positivo de 315 milhões de um ano antes, beneficiada pelo desempenho da construção civil nos mercados norte-americano e brasileiro, além de preços elevados de aço.

O resultado da siderúrgica também refletiu reconhecimento de créditos tributários da ordem de 393 milhões de reais relacionados à decisão do STF que excluiu o ICMS base de cálculo das contribuições Pis e Cofins. Em termos ajustados, o lucro alcançou quase 3,4 bilhões de reais, recorde trimestral.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado mais do que quadruplicou na comparação anual, para cerca de 5,9 bilhões de reais, maior valor para um trimestre. A margem Ebitda ajustada, também recorde, atingiu 30,8%, de 15,1% no mesmo período de 2020.

Analistas esperavam, em média, lucro líquido de 2,999 bilhões de reais e Ebitda de 4,974 bilhões, segundo projeções compiladas pela Refinitiv.

O resultado marca um trimestre bastante positivo para as siderúrgicas de capital aberto do país, com CSN e Usiminas divulgando também resultados recordes catapultadas por sucessivos reajustes nos preços do aço e forte demanda interna de setores como construção civil, máquinas e equipamentos e veículos, além de ajustes internos que reduziram endividamento ao longo dos últimos anos.

Ambas as empresas esperam que este cenário perdure pelo menos até o final do ano, em meio ao cenário de juros reduzidos e retomada da atividade do país conforme avança o programa de vacinação.

No final de julho, a associação que representa as siderurgicas do país, Aço Brasil, levou previsões de desempenho para 2021. A expectativa divulgada em maio, de aumento na produção de aço bruto no país neste ano, passou de 11,3% para 14%, a 35,8 milhões de toneladas. A entidade também elevou a previsão de crescimento das vendas no mercado interno, de 12,9% para 18,5%, a 23 milhões de toneladas.

BALANÇO

No segundo trimestre, a receita líquida da Gerdau totalizou 19,1 bilhões de reais, alta de 119% ano a ano, com aumento de 42% nos volumes de produção de aço bruto e de 36% nos volumes de vendas de aço. No período, a empresa atingiu utilização da capacidade de produção em torno de 80%, melhor nível desde 2018.

A companhia destacou que a produção de aço bruto apresentou forte recuperação uma vez que no ano anterior houve paradas de produção nas suas usinas em razão da Covid-19.

O endividamento da empresa, medido pelo indicador dívida líquida/Ebitda, caiu para 0,65 vez no final do segundo trimestre, de 0,96 vez em 31 de março e 2,78 vezes no final de junho de 2020. O fluxo de caixa livre de abril a junho foi positivo em 1,2 bilhão de reais.

Os investimentos no segundo trimestre somaram 566 milhões de reais.



O conselho de administração da Gerdau aprovou na véspera distribuição de dividendos no montante de 921 milhões de reais, ou 0,54 real por ação, recorde histórico para um trimestre, a serem pagos como antecipação do dividendo mínimo obrigatório do ano de 2021.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH731AJ-BASEIMAGE

Veja também
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Vídeos mostram pessoas preparando saladas com Cheetos no TikTok
+ Mulher e filho de Schumacher falam sobre saúde do ex-piloto
+ Carvão “gourmet” que não suja as mãos vira meme nas rede sociais; ouça
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

Updated