31/10/2024 - 20:19
A Gerdau, maior produtora brasileira de aço, uma das principais recicladoras do setor nas Américas e líder mundial em aços especiais para o mercado automotivo, consolida-se mais uma vez como parceira oficial do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa traz o seu aço 100% reciclável para a modernização do icônico Autódromo de Interlagos. O mega evento acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de novembro, em São Paulo (SP).
Segundo Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, a decisão de renovar a parceria foi natural após o sucesso da primeira edição. “A Gerdau viu uma grande oportunidade de apresentar, de forma didática, a aplicação do aço e como ele molda o cotidiano, decidindo se associar ao Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1,” explica. Para ele, a presença da empresa no evento reforça os princípios de sustentabilidade e inovação da companhia: “A presença do aço em eventos como este reforça o nosso compromisso em construir um futuro ainda mais sustentável e impactar positivamente as regiões em que atuamos”, diz.
A parceria destaca o uso de aço reciclável como uma escolha que contribui para a sustentabilidade do evento. “Essas melhorias no Autódromo de Interlagos reforçam o papel do aço em grandes obras e projetos estruturais, proporcionando agilidade e modernidade na execução do projeto. Além disso, o aço é um material 100% reciclável, podendo ser reaproveitado sem perder suas propriedades,” comenta o CEO.
Utilizando uma matriz produtiva baseada principalmente na reciclagem de sucata, a empresa alcança atualmente uma média de emissões de gases de efeito estufa (CO₂e) de 0,91 tonelada por tonelada de aço, 50% inferior à média global do setor. Segundo a empresa, a meta é reduzir ainda mais esse índice até 2031, chegando a 0,82 tonelada de CO₂e por tonelada de aço, uma estratégia que inclui o uso de sucata ferrosa como matéria-prima.
À frente da Gerdau desde 2018, Gustavo Werneck tem conduzido diversas iniciativas de sustentabilidade e inovação da companhia, o que reflete uma visão de negócios que valoriza impacto social e responsabilidade ambiental. Sob sua gestão, a Gerdau tem intensificado esforços para reduzir as emissões de carbono e promover práticas de economia circular, sendo uma referência para a indústria. “Entendo que meu papel vai além da direção executiva. Vejo o cargo de CEO como um facilitador, uma ponte para engajar colaboradores e promover mudanças que beneficiem a sociedade como um todo”, ressalta Werneck.
Sustentabilidade e arte
Outro ponto de conexão com o público é a produção de réplica de um carro de Fórmula 1 feita com 1,4 tonelada de sucata metálica, uma obra de arte que reforça a mensagem de sustentabilidade. “A réplica do carro de Fórmula 1 reflete a matriz produtiva sustentável da Gerdau, que utiliza a sucata metálica como matéria-prima de cerca de 70% de sua produção de aço, assegurando uma produção de aço com baixa emissão de carbono. A exibição dela em diversos locais, como o Rock in Rio e no Aeroporto de Confins (MG), permite ao público refletir sobre o papel da reciclagem e da economia circular, elementos importantes na construção de um futuro ainda mais sustentável”, afirma Werneck, reforçando a missão da Gerdau em educar e engajar a população sobre reciclagem.
Mais do que apenas uma parceria comercial, a união da Gerdau com o GP de São Paulo exemplifica uma verdadeira comunhão de propósitos. “O aço está presente na vida de todos nós. Como uma empresa B2B, queremos estar cada vez mais próximos das pessoas e engajar os atores dos ecossistemas em que atuamos para criar um mundo melhor. Acredito que o verdadeiro significado de CEO é Chief Enabling Officer, e nosso papel é construir pontes, integrando colaboradores e a sociedade nessa mentalidade,” reflete.
Ao olhar para o futuro, a Gerdau enxerga essa parceria com o GP de São Paulo de Fórmula 1 como uma união de longo prazo, que deixará um legado não apenas para o automobilismo, mas também para a cidade de São Paulo e o Brasil. “Nosso propósito é estar presente na vida das pessoas de maneira positiva e marcante, promovendo soluções sustentáveis para diversos desafios sociais,” comenta Werneck. Para ele, os esforços de revitalização de um local tão emblemático como o Autódromo de Interlagos são uma forma de homenagear a história do automobilismo brasileiro enquanto a empresa colabora com as práticas de sustentabilidade.