A palavra “genocida” foi a mais buscada no ano de 2021 no site Dicio, que se apresenta como “o mais consultado do Brasil” e é a primeira referência do Google quando se busca por um site desse tipo. As informações são do UOL.

De acordo com a definição do site, genocida é:

Substantivo masculino e feminino

Pessoa que ordena ou é responsável pelo extermínio de muitas pessoas em pouco tempo.

Pessoa que cometeu genocídio, quem deliberadamente ordenou o extermínio de um grande número de pessoas, de todo um grupo étnico ou religioso, de um povo, de uma cultura ou de uma civilização.

Adjetivo

Que produz genocídio, aniquilando grupos humanos através da utilização de diferentes formas de extermínio: pobreza genocida.”

O termo, que teve 4,5 milhões de buscas em 2021, se popularizou durante a pandemia de Covid-19, quando críticos do presidente Jair Bolsonaro (PL) passaram a chamá-lo dessa maneira, por conta da condução do seu governo durante o período e do número elevado de brasileiros mortos pela doença, 618 mil no total.

A segunda palavra mais popular no Dicio em 2021 foi buscada 10 vezes menos, mas também está relacionada com a pandemia: “Comorbidade”, com 423 mil. “Empatia” foi a terceira, com 390 mil; “Basculho”, usada por Gil do Vigor no “BBB21”, teve 322 mil; e “Amor”, fecha as cinco primeiras, com 321 mil pesquisas.

O top 10 é completado por “perseverança”, “respeito”, “pandemia”, “estima” e “hetero”. No total, o site teve 280 milhões de pesquisas só esse ano. Os dados são da empresa 7 Graus, criadora do Dicio.