Uma nova pesquisa eleitoral divulgada pela Genial/Quaest nesta quarta-feira, 11, mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando todos os cenários de intenção de voto para a disputa presidencial. O petista aparece como favorito, no entanto, a vantagem contra o senador Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno diminuiu comparada à última pesquisa.
No primeiro cenário analisado, Lula assina 35% das intenções de voto do primeiro turno contra 29% de Flávio Bolsonaro (PL), 8% de Ratinho Jr. (PSD) e 4% de Romeu Zema (Novo). Ao substituir Ratinho pelo governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), a conjuntura permanece parecida: o atual presidente com 38%, Flávio sobe para 30% e tanto Zema quanto Caiado assinalam 4% das intenções.
Cenário 1
- Lula (PT) – 35%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 29%
- Ratinho Jr. (PSD) – 8%
- Romeu Zema (Novo) – 4%
Cenário 2
- Lula (PT) – 38%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 29%
- Romeu Zema (Novo) – 4%
- Ronaldo Caiado (PSD) – 4%
No terceiro cenário, Lula permanece com 38% dos votos do primeiro turno, enquanto o filho de Bolsonaro soma 31%. Atrás deles estão Zema (4%) e Eduardo Leite (PSD), com 3%.
Cenário 3
- Lula (PT) – 38%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 31%
- Romeu Zema (Novo) – 4%
- Eduardo Leite (PSD) – 3%
Segundo Turno
Já nas simulações de segundo turno, o petista também dispara na frente dos outros possíveis candidatos – variando de 5 a 19 pontos percentuais de vantagem. Se Lula e Flávio avançarem para a segunda fase, a pesquisa calcula que o atual mandatário assinaria 43% dos votos contra 38% do bolsonarista. Em comparação com a última pesquisa, Lula perdeu dois pontos percentuais de vantagem sobre o adversário.
Cenário 1
- Lula (PT) – 43%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 38%
Em uma eventual disputa entre Lula e Ratinho Jr., a conjuntura não se altera drasticamente: o petista continua com 43%, enquanto o candidato do PSD fica em 35%. Um segundo turno contra Caiado ainda oferece lucro para Lula, que ficaria com 42% dos votos – enquanto o goiano soma 32%.
Cenário 2
- Lula (PT) – 43%
- Ratinho Jr. (PSD) – 35%
Cenário 3
- Lula (PT) – 42%
- Ronaldo Caiado (PSD) – 32%
Disputando o segundo turno com Romeu Zema, o presidente conseguiria reeleição com 43% dos votos contra 32% do mineiro.
Cenário 4
- Lula (PT) – 43%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 32%
Flávio consolidado e Tarcísio fora
O levantamento demonstrou que o candidato de legado bolsonarista Flávio Bolsonaro (PL) tem crescido entre eleitores que se declaram “independentes”– ou seja, que não de identificam com a esquerda nem com a direita. Lula, por outro lado, perdeu espaço entre essa classe.
De janeiro para fevereiro de 2026, o petista caiu seis pontos percentuais nas intenções de voto dos eleitores independentes (de 37% para 31%). No mesmo período, Flávio cresceu cinco pontos, pulando de 21% para 26% da preferência desse eleitorado.
É importante ressaltar que o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) não aparece mais entre as opções de postulantes nesta pesquisa. Isso porque ele já garantiu que não tem planos de participar da disputa presidencial e tentará a reeleição no estado paulista. Apesar disso, Tarcísio é frequentemente citado por figuras de centro-direita como o “candidato ideal” e único com aderência para derrotar Lula.
+ União ou ‘modelo Chile’: direita se divide quanto a estratégia para enfrentar Lula
Metodologia
Contratada pela Genial Investimento, a Quaest realizou 2.004 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 05 e 09 de fevereiro de 2026. A margem é de cerca de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número de registro BR-00249/2026.