Pesquisa Genial/Quest divulgada nesta quinta-feira, 9, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em primeiro lugar nas intenções de voto de todos os cenários estimulados para o primeiro turno das eleições do ano que vem.
+ Pesquisa: Lula tem 48,1% das intenções de voto para 2026; Bolsonaro registra 42,1%
Em um primeiro cenário, o petista aparece com 35% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 26% das intenções de voto. O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), surge com 10%, empatado tecnicamente com o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT),que registra 9%. No possível cenário, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), teria 3% dos votos, mesma porcentagem alcançada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Indecisos seriam 4% e aqueles que não votariam ou votariam em branco ou nulo seriam 10%.
Em um segundo cenário, Lula aparece com 36% dos votos, enquanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece com 21%. No levantamento, Ratinho Jr. e Ciro Gomes receberiam 10% dos votos cada um deles. A porcentagem de pessoas que votariam em Zema e a de indecisos seria a mesma: 4%. Caiado teria 3% dos votos e os brasileiros que não votariam ou votariam em branco ou nulo somariam 12%.
Em um terceiro cenário, o atual presidente receberia 39% dos votos e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria 18%. Além disso, Ciro receberia 12% dos votos e Zema e Caiado teriam 4% dos votos cada um. Indecisos somariam 5% e aqueles que não votariam ou votariam em branco ou nulo seriam 18%.
O estudo também levou em conta um quarto cenário em que Lula teria 35% dos votos válidos, enquanto o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) teria 15%. Ratinho Jr. receberia 12% e Ciro, 11%. O levantamento também mostrou que, na hipótese, Zema seria votado por 5% da população. Caiado teria a mesma porcentagem que a de indecisos: 4%. E 14% seriam os registros feitos por brasileiros que não votariam ou votariam em branco ou nulo.
Em um quinto cenário, Lula aparece com 42% dos votos contra 19% de Tarcísio e 17% de Eduardo Bolsonaro. Neste cenário, 4% dos brasileiros ficariam indecisos e 18% votariam em branco, nulo ou não iriam às urnas. Em um sexto cenário, o petista ficaria com 41% dos votos, contra 20% voltados ao filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e 17% dados para o governador do Paraná. 4% seriam indecisos e 18% não votariam ou votariam em branco ou nulo.
Em um sétimo cenário levantado pela pesquisa, o atual presidente teria 43% dos votos e Eduardo Bolsonaro receberia 22%. O governador de Minas Gerais teria 11% e indecisos somariam 4%. Brancos, nulos ou aqueles que não votariam somariam 20%. Por fim, em um oitavo e último cenário, Lula teria 43% dos votos. Eduardo Bolsonaro ficaria com 23% e o governador de Goiás receberia 10%. Indecisos seriam 4% e 20% representariam aqueles que não votariam ou votariam em branco ou nulo.
O levantamento foi feito entre os dias 2 e 5 de outubro com 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.