Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, dia 18, mostra que 76% da população acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve abrir mão de sua candidatura em 2026 e apoiar outro candidato. 19% pensa que ele deve manter sua candidatura e 5% não soube responder ao questionamento.
+ Pesquisa: depois de Bolsonaro, população vê Nikolas como melhor nome para a direita
Por outro lado, quando questionados quem deveria substituir o ex-presidente na corrida eleitoral, 19% dos ouvidos pela pesquisa disseram que Bolsonaro deve ser o candidato da direita. Em segundo lugar, aparece o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 15%.
O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) aparece em terceiro, com 9% dos entrevistados acreditando que ele deveria se candidatar no lugar de Bolsonaro. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) também foi citada e aparece com 5%.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), o ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), aparecem com 3% cada. Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi citado por 2% dos entrevistados no levantamento.
Os filhos do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), foram citados por 1% cada. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), não foi citado.
Além disso, 28% das pessoas que responderam à pesquisa acreditam que nenhum desses nomes deve disputar as próximas eleições e 11% não soube responder à pergunta.
Foram ouvidos 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.