Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira, 3, aponta que 72% dos moradores do Rio de Janeiro são contra facilitar a compra de armas de fogo e a favor de enquadrar facções como organizações terroristas. No entanto, outros 24% são a favor de simplificar o acesso à armas e 23% contra o enquadramento dos grupos criminosos como terroristas.
Ainda segundo o levantamento, 85% concordam em aumentar a pena de prisão para condenados pro homicídio a manda de organizações criminosas. Outros 10% são contra e 5% não souberam responder. A pesquisa foi realizada nos dias 30 e 31 de outubro, após a megaoperação que prendeu 113 pessoas e deixou 120 mortos.
+ Entenda o que é GLO e por que ela pode ser usada após megaoperação no Rio contra o CV
Para 59% dos entrevistados, o governo federal deveria decretar uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO), como aconteceu em 2018. Outros 38% não concordam e 3% não souberam responder.
A Genial/Quaest também questionou os moradores do Rio de Janeiro sobre o uso de câmeras em uniformes dos policiais: 81% se posicionaram a favor, 13% contra, 1% afirmou não concordar nem discordar e 5% não souberam responder. Já quando questionados sobre se “bandido bom é bandido morto”, 51% afirmaram concordar, 42% discordaram, 2% não se posicionaram nem contra nem a favor e 5% não souberam responder.
O levantamento ouviu 1500 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.