Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, dia 18, mostra que 59% da população não quer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se candidate à reeleição em 2026. No entanto, 39% acredita que ele deveria entrar na corrida eleitoral e 2% disse não saber responder ao questionamento.
+ Pesquisa: Lula tem 48,1% das intenções de voto para 2026; Bolsonaro registra 42,1%
No entanto, quando a pergunta foi sobre quem deveria suceder o atual presidente, 40% disse que deveria ser o próprio Lula. Em seguida, aparece o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), com 9%. A ministra do Planejamento Simone Tebet (MDB) aparece em terceiro lugar, com 6% da população querendo que ela seja a candidata no lugar do petista.
Em seguida, aparece o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), com 5%. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi citado por 3% dos entrevistados. O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), foi lembrado por 2% e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), foi considerado por 1%.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann (PT), também foi citada por 1% dos entrevistados. No entanto, 8% disse que nenhum deles deveria ser o candidato e 25% disse não saber responder à pergunta.
Foram ouvidos 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.