Saúde da mulher

Gengibre pode ser a solução para melhorar seu desempenho sexual, apontam estudos

Crédito: Pexels

O gengibre é uma planta ancestral com diversas propriedades medicinais. Além de ser utilizado em larga escala para o tratamento de doenças como gripes e resfriados, esse alimento ainda pode aumentar a libido e melhorar sua vida sexual. Entenda com informações do “Healthline”. 

+ Nutricionista lista alimentos para aumentar o desempenho sexual


+ Conheça os benefícios do chá de canela para o organismo

Aumenta o fluxo sanguíneo

Existem estudos que comprovam que a planta pode aumentar o fluxo sanguíneo, o que pode contribuir para a excitação sexual. Além disso, a suplementação com gengibre reduz os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica, o que pode ser particularmente bom em termos de libido, já que a pressão alta está ligada a altos riscos de disfunção sexual em homens e mulheres. 

Pesquisas publicadas pela “PubMed” ainda mostram que o gengibre também pode prevenir a formação de coágulos de sangue e ajudar a dilatar os vasos sanguíneos para suportar um melhor fluxo sanguíneo, o que pode, por sua vez, aumentar a excitação.

Reduz o estresse oxidativo

O estresse oxidativo é uma condição caracterizada pelo desbalanceamento de radicais livres e antioxidantes, resultando em inflamação do corpo e danos às células. Apesar de os estudos ainda serem limitados, algumas pesquisas sugerem que o estresse oxidativo pode impactar negativamente a função sexual e a fertilidade

Estudos mostram que, além de aliviar a inflamação e ajudar a diminuir o estresse oxidativo, o gengibre reduz outras mudanças relacionadas à idade nas células e tecidos quando combinado com outros ingredientes, podendo ajudar a tratar inclusive a disfunção erétil. 

Pode aumentar a fertilidade

Pesquisas mostram que o gengibre pode aumentar a produção de testosterona, aumentando o fluxo sanguíneo, reduzindo o estresse oxidativo e aumentando os níveis de hormônio luteinizante, que está envolvido na síntese de testosterona. Além disso, a planta pode melhorar a qualidade do sêmen, aprimorando a concentração, mobilidade e viabilidade dos espermatozoides. 

Nas mulheres, o gengibre pode aumentar a fertilidade melhorando o processo de foliculogênese, que é a maturação do folículo ovariano. Além disso, em um estudo com animais, a administração de altas doses de extrato de gengibre equilibrou os níveis hormonais em ratos com Síndrome do Ovário Policístico (SOP), uma condição que pode afetar negativamente a fertilidade em mulheres. 

Apesar dos benefícios comprovados, no entanto, mais estudos são necessários para ligar o gengibre diretamente ao aumento da libido e ao sexo melhor. No entanto, por trazer diversos benefícios para a saúde, a inclusão dessa planta em sua dieta é sempre uma boa ideia.