Mundo

General dos EUA alerta contra risco de expansão do conflito no Oriente Médio

General dos EUA alerta contra risco de expansão do conflito no Oriente Médio

O chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos, general Mark Milley, em entrevista coletiva na Casa Branca em 1º de abril de 2020 - AFP/Arquivos


O chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos, o general Mark Milley, alertou nesta segunda-feira (17) Israel sobre os riscos do conflito com o Hamas se espalhar para além de Gaza, enfatizando que “a continuação dos combates não interessa a ninguém”.

“Ninguém nega a Israel o direito de se defender”, afirmou o general Milley a repórteres em um avião com destino a Bruxelas, onde participará de uma reunião de chefes de Estado-Maior da Otan.

Mas “civis estão sendo mortos, crianças estão sendo mortas”, acrescentou o general, enquanto os Estados Unidos mais uma vez se opõem à publicação de uma declaração do Conselho de Segurança da ONU que pede o “fim da violência” entre israelenses e palestinos.

Os bombardeios israelenses na Faixa de Gaza continuaram nesta segunda-feira, depois de uma semana que matou mais de 200 pessoas no enclave palestino, enquanto o movimento islâmico Hamas continua a disparar foguetes contra Israel.

“Israel tenta se defender”, acrescentou o general. “Dito isso, o nível de violência é tal que a continuação dos combates não interessa a ninguém”.

Questionado sobre um possível envolvimento iraniano em apoio ao Hamas, Milley observou que “este nível de violência está desestabilizando além dos limites de Gaza”.

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

“Quaisquer que sejam os objetivos militares, as consequências devem ser consideradas”, continuou. “Na minha opinião, desescalada é o que deve ser feito, neste momento, por todas as partes envolvidas.”

Desde o início das hostilidades em 10 de maio, 200 palestinos morreram em Gaza, incluindo 59 menores, e mais de 1.300 ficaram feridos, de acordo com um balanço palestino.

Do lado israelense, dez pessoas morreram, incluindo uma criança, e 294 ficaram feridas por foguetes.

Veja também
+ Sabrina Sato mostra corpo musculoso em clique na floresta
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago