Em mais um episódio da série “Amigos ou inimigos”, o Google Cloud e a Oracle anunciaram uma parceria que permitirá que os modelos da família Gemini sejam oferecidos na OCI (Oracle Cloud Infrastructure).
Por meio do acordo, clientes da nuvem Oracle poderão acessar os modelos mais avançados da linha Gemini para criar agentes e outras aplicações de IA. O serviço será implementado por meio de uma integração entre o OCI Generative AI e o Vertex AI, plataforma de acesso a modelos de IA do Google.
As empresas anunciaram ainda que em uma etapa futura os modelos Gemini estarão disponíveis também para integração com o Fusion, ERP da Oracle baseado em cloud e voltado para grandes corporações.
Para o Google Cloud, o acordo amplia o alcance dos modelos Gemini e deixa a empresa mais próxima de muitas companhias de grande porte, tradicionais clientes da Oracle.
Já a Oracle continua em sua estratégia de “somos amigos de todo mundo” e ganha mais um modelo LLM de ponta para oferecer para seus clientes. Apenas relembrando, nos últimos dois anos a empresa realizou uma série de acordos com os três grandões de cloud (Microsoft, AWS e Google) para oferecer seus bancos de dados nas três principais nuvens do mercado.
Vale observar, no entanto, que, embora com uma fatia de mercado menor, a Oracle compete com essas empresas no setor de nuvem pública.
Segundo relatório recente do Gartner, Google, Microsoft e AWS fecharam 2024 com mais de 70% de todo o mercado global de IaaS, com a AWS na ponta, conforme tabela abaixo.