Gemini Enterprise reúne recursos de IA do Google em um só lugar

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Gemini Enterprise reúne recursos de IA do Google em um só lugar

Nova solução facilita acesso a soluções de IA do Google e pode ser integrada a fontes de dados de outras companhias

Gemini Enterprise reúne recursos de IA do Google em um só lugar

O Google Cloud anunciou nesta quinta-feira (9) a solução Gemini Enterprise. Em termos gerais, ela serve como uma porta de entrada para os serviços de IA do Google para empresas. Por meio dessa ferramenta é possível usar agentes de IA (alguns já pré-configurados, além daqueles criados pelo usuário) e acessar dados de diversas fontes das empresas que contrataram o serviço, desde que eles já estejam interligados à plataforma do Google.

Visualmente, o Gemini Enterprise é essencialmente uma interface de chat, por meio da qual é possível acessar as soluções de IA do Google. A plataforma pode ser conectada a diversas fontes de dados da empresa, incluindo algumas que não são do Google, como Microsoft 365, SAP e Salesforce. Segundo o Google, o ecossistema de aplicações para o Enterprise tem mais de 100 mil organizações e projetos parceiros.

Cadê o AgentSpace?

Quem acompanha os anúncios de IA há mais tempo vai se lembrar que, no fim do ano passado, o Google anunciou o AgentSpace, sua solução para a área de agentes de inteligência artificial. Com o lançamento do Gemini Enterprise, esses recursos serão transferidos para a nova plataforma e a solução AgentSpace deixará de existir, juntando-se ao extenso cemitério de marcas aposentadas pelo Google (lembram do Bard?). A área de agentes do Enterprise oferecerá agentes já pré-configurados, divididos por setor de atuação, além é claro da possibilidade de criação de novos agentes. Por trás de tudo isso está a plataforma de IA Gemini.