O Google Cloud anunciou nesta quinta-feira (9) a solução Gemini Enterprise. Em termos gerais, ela serve como uma porta de entrada para os serviços de IA do Google para empresas. Por meio dessa ferramenta é possível usar agentes de IA (alguns já pré-configurados, além daqueles criados pelo usuário) e acessar dados de diversas fontes das empresas que contrataram o serviço, desde que eles já estejam interligados à plataforma do Google.
Visualmente, o Gemini Enterprise é essencialmente uma interface de chat, por meio da qual é possível acessar as soluções de IA do Google. A plataforma pode ser conectada a diversas fontes de dados da empresa, incluindo algumas que não são do Google, como Microsoft 365, SAP e Salesforce. Segundo o Google, o ecossistema de aplicações para o Enterprise tem mais de 100 mil organizações e projetos parceiros.
Cadê o AgentSpace?
Quem acompanha os anúncios de IA há mais tempo vai se lembrar que, no fim do ano passado, o Google anunciou o AgentSpace, sua solução para a área de agentes de inteligência artificial. Com o lançamento do Gemini Enterprise, esses recursos serão transferidos para a nova plataforma e a solução AgentSpace deixará de existir, juntando-se ao extenso cemitério de marcas aposentadas pelo Google (lembram do Bard?). A área de agentes do Enterprise oferecerá agentes já pré-configurados, divididos por setor de atuação, além é claro da possibilidade de criação de novos agentes. Por trás de tudo isso está a plataforma de IA Gemini.