Gêmeas siamesas são separadas em cirurgia e contato entre as duas emociona; assista

Reprodução/Instagram
Valentina segurou a mão da irmã pela primeira vez Foto: Reprodução/Instagram

As gêmeas siamesas Valentina e Heloá Prado, que foram separadas por uma cirurgia no dia 11 de janeiro, seguem emocionando a equipe médica do caso.

Nas redes sociais, o cirurgião pediatra Zacharias Calil, responsável pela cirurgia das irmãs, compartilhou um vídeo em que Valentina, que tem estado de saúde grave, é vista progredindo com a sua recuperação. No conteúdo divulgado pelo médico, a garota chega a segurar a mão de Heloá, emocionando a equipe envolvida no caso.

“Valentina progredindo com a sua recuperação, bem mais acordada, mais consciente e respondendo bem aos estímulos externos e agora recebendo mais uma vez o contato físico da Heloá, que é de suma importância. Essa imagem das mãos dadas não tem preço”, escreveu Zacharias.

Cirurgia das irmãs

Heloá e Valentina, de três anos, são gêmeas siamesas e foram operadas no dia 11 de janeiro. As duas eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias.

No dia do procedimento, as irmãs passaram mais de 10 horas sendo operadas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), localizado em Goiânia, em Goiás.